terça-feira, 28 de junho de 2011

Descriminalização do Gênero


Shekinah Rap inicia no mês de Julho um trabalho ousado e confrontante.
Biorki, líder do grupo, que também atua como arte-educador na Fundação CASA da região de São José do Rio Preto dá o primeiro passo rumo a uma seqüência de trabalhos, nomeado “Descriminalização Do Gênero”. Trata-se de um processo a longo prazo de visitas a entidades que cuidam da ressocialização de jovens de periferias que tiveram envolvimento com a criminalidade, levando até eles um conteúdo informativo que chega com uma proposta mais profunda.
Além do contato com a literatura, ensino sobre estruturas poéticas e seus estilos, atividades como o Freestyle (rimas improvisadas pelos MCs) e a ampliação do conhecimento da língua portuguesa, um trabalho de conscientização sobre letras de Rap é implantado no projeto: “Os efeitos de letras negativas dentro do Rap são devastadores e assustam, não por simplesmente notarmos isto, mas sim pelo fato de que os próprios jovens falam com pesar sobre as influências que sofreram por aderirem idéias de Rappers que ostentam ódio, revolta e rebeldia em seus versos. Eles citam nomes de grupos e frases de efeito que criam neles uma identidade com dados revoltantes sim, mas sem nenhuma solução que aponte para um caminho que os levem aos estudos e a uma postura de trabalho por exemplo. Há muito tempo levantamos uma bandeira contra isso pois cremos e queremos oferecer um conteúdo melhor para nossos jovens.” Pontua.
Conseguir tal espaço não é tarefa fácil, uma vez que as próprias autoridades do setor denunciam os prejuízos e deformações no caráter que tais músicas levam ao crescimento dos jovens, o que, particularmente, inúmeros grupos atuais concordam e atentam para a necessidade de mudança no gênero. Neste caso, graças aos princípios devidos, o resultado inicial tem sido positivo, um vez que, além de cada jovem se identificar com o estilo musical, as orientações na maioria das vezes são acolhidas por eles e um novo caminhar no conhecimento é iniciado, despertando o interesse dos mesmos por algo que levará cada um deles a busca por um conteúdo que os façam almejar mudanças em suas realidades cotidianas, sejam por livros ou por filosofias inseridas em músicas.
Descriminalização do Gênero, é a expansão do projeto “Liberdade Dos Meus Versos” coordenados por Biorki desde 2010 que já atinge diversas unidades, provisórias ou semi-liberdades do noroeste do estado de São Paulo e que visa um trabalho a nível nacional no decorrer dos próximos meses.
“Shekinah Rap sempre tratou de tal assunto em seus discos, obviamente torna-se ainda melhor poder ter um contato com um público além de um CD. Escrever e cantar é algo que amamos, mas olhar no olho daqueles a quem chamamos de presente do país, não só futuro, é sem dúvida a forma mais viva de trabalho que encontramos como músicos”. Finaliza.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Admiro primeiramente por se importar com a situação desses jovens e em continuidade por fazer algo que é pequeno na visão geral, mas um passo para mudar realidades encontradas atualmente. Parabens Biorki, parabens Shekinah Rap !

    ResponderExcluir
  3. Ta aí um cara que vive o que canta!! Parabééns Biorki pela inciativa, e espero que dê super certo, porque vocês estão fazendo algo completamente admirável e ousado, maravilhoso aos olhos do Pai, tenho certeza! Que Deus abençoe muuuuitão todos vocês que estão envolvidos nisso, e que muitos corações se enriqueçam com seu exemplo e suas palavras.

    ResponderExcluir
  4. Espero que dê tudo certo, isso será um salto e tanto contra a criminalização!
    "Ta ai um cara que vive o que canta"²


    Boa SortE \/

    ResponderExcluir
  5. parabens, isso sim é boa noticia ou seja boas novas.

    ResponderExcluir
  6. Parabens Shekinah Rap pelo trabalho, e otima musica, boa Sorte, Sul De Minas tamo junto.
    paz

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Vocês nem imaginam, usamos uma música de vocês para discutir uma proposta de trabalhar rap em sala de aula! Aqui em Maringá no Paraná!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir