sexta-feira, 11 de março de 2011

“Revolução e ação alem dos palcos”



Eu sempre acreditei que o RAP é a melhor ferramenta para trabalhar a mente de um jovem ou adolescente, por isso eu ainda estou fazendo RAP, vivendo RAP e crescendo nele. Com esse pensamento a alguns anos atrás me despertei para uma necessidade, que era a de continuar a “revolução” mesmo quando as luzes apagam, quando não tem mais publico, nem fotos, continuar o proposito independente de shows, CDs, Clips e etc. Foi ai que nasceu um Projeto que realizo a anos. Liberdade do Meu Canto é o nome do Projeto, já foi realizado em casas de recuperação, em projetos sociais da comunidade, e aproximadamente um ano este projeto vem sendo realizado dentro fundação CASA (antiga FEBEM).
Realizei por um período este projeto na Unidade de Semi Liberdade na cidade de Fernandópolis-SP e obtive ótimos resultados com os adolescentes de lá.
Hoje o Projeto entra em uma nova fase, terça feira começo a atender os adolescentes na Fundação CASA de São José do Rio Preto-SP. É um numero muito maior de adolescentes, e lá é regime fechado, bem diferente da Semi onde eu tinha atendido ate hoje. Mas a questão é que, tendo o RAP como a ferramenta, o trabalho será realizado ali, e com certeza frutos serão colhidos, pois, por mais difícil que possa ser pra sociedade enxergar potencial em adolescentes com problemas com a lei, é impressionante o que se vê quando se APROXIMA!
O Projeto destina-se ao atendimento do adolescente, com oficinas culturais, no caso o RAP, mas não apenas a música, muito pelo contrario,a literatura, a poesia e muitas outras coisas que existe no RAP, que muitas vezes os próprios do meio não conhecem, é com isso que os adolescentes terão contato durante as aulas. Na maioria das vezes o que o adolescente que esta la em internato precisa, é exatamente o que lhe foi negado durante a vida toda, pessoas que acreditem nele. E quando se faz isso, se vê o quanto somos iguais, e a única coisa que me diferencia ou te diferencia daqueles jovens “problemáticos” é só as escolhas que fizemos em nossas vidas. Por que acreditar neles? Porque eles merecem a oportunidade de boas escolhas também! ;)

Paz a todos e Deus abençoe!

Biorki RimaCruz.

2 comentários:

  1. talvez se todas as pessoas tivessem um pouco mais, tanto da sua visão, quanto da sua ação, esse seu trabalho, em um determinado momento seria mínimo, não desmerecendo né.. rss. Mais se acomodar no conforto do pensamento de ser melhor, por marginalizar pessoas que tiveram desvio de conduta é muuuito mais facil, e até faz bem pro ego ... enfim, acho lindo seu trabalho, e acredito nos frutos deles (:

    ResponderExcluir
  2. SALVE BIORKI, PARABENS MAIS UMA VEZ PELO TRABALHO QUE VC FAZ COM OS JOVENS, AINDA NÃO SEI EXATAMENTE O QUE O SENHOR QUER DE MIM MAIS O MEUS CORAÇÃO ACREDITA NA FERRAMENTA RAP, E ACREDITO ASSIM COMO VC, NÃO SÓ EM JOVENS QUE JÁ ESTÃO NA FUNDAÇÃO COMO NOS QUE AINDA TEM CHANCE DE NEM CHEGAR A ENTRAR, QUERO ALCANÇAR JOVENS QUE AINDA NÃO CAIRÃO COMPLETAMENTE E MOSTRAR QUE HA OUTRO CAMINHO, PAZ QUE DEUS ABENÇOE AINDA MAIS SEUS PPROJETOS JÁ QUE NOSSOS SONHOS MEM DEUS PASSAM A SER PLANOS

    ResponderExcluir